O método AIDALA é uma importante ferramenta de marketing quando o assunto é conversão. A partir deste método você entenderá os pré-requisitos para que o seu post, e-mail, vídeo, e-book, enfim, qualquer formato de conteúdo, precisa para cumprir com o seu objetivo.
O acrônimo AIDALA significa: Atenção; Interesse; Desejo; Ação; Lealdade; e Apósto. Ou seja, o seu conteúdo deve cumprir com o máximo possível destes passos para alcançar o resultado esperado.
Vou detalhar um pouco melhor os conceitos de cada fase, para que você consiga entender a lógica por trás de cada uma delas:
01. ATENÇÃO / ATRAIR
Esse, sem dúvida, é o passo mais importante do método. Antes de tudo, você precisa chamar a atenção do seu possível cliente, fazê-lo perceber a sua oferta ou conteúdo.
Algumas dicas valiosas:
- Sua mensagem deve ser clara e objetiva;
- Utilize imagens de boa qualidade, invista um tempo escolhendo a imagem certa;
- Proporcione uma boa leitura, não queremos que o público-alvo precise pensar muito para entender o conteúdo;
- Utilize uma Chamada para Ação (o famoso título) que desperte a curiosidade do leitor;
- Destaque o que realmente importa na imagem. É um erro comum querer chamar atenção para todos os elementos da postagem, mas isso acaba confundindo ainda mais o público (e não queremos isso).
02. INTERESSE
Agora que você chamou a atenção da forma correta, vamos para o segundo passo do método: Desperte o INTERESSE do seu possível cliente!
Algo que realmente funciona, é disponibilizar alternativas para resolver o problema do leitor. Mostre o que você tem de valor na descrição do post ou no conteúdo da Landing Page, caso tenha a possibilidade de criar alguma.
Como colocar em prática:
- Entenda a sua persona. Assim você mostrará apenas o conteúdo que importa para ela;
- Resolva um problema. Entregue um conteúdo que poupe o tempo do seu cliente ou que o ajude a otimizar o tempo no dia a dia, por exemplo;
- Seja coerente com a chamada feita na fase de atenção
- Use subtítulos e imagens no corpo da Landing Page para ajudar no entendimento do conteúdo;
- Abuse dos gatilhos mentais para prender a atenção da persona em sua página/conteúdo.
BÔNUS
O Google Analytics possui uma métrica chamada taxa de rejeição, ela mostra a porcentagem de pessoas que viram a sua chamada, acessaram o seu site e saíram logo em seguida (sem interagir em nenhuma página). Esse dado lhe diz como as pessoas estão se comportando no site e, consequentemente, se o layout/conteúdo está ou não agradando. Comece a ficar de olho nesta taxa de rejeição! ?
03. DESEJO
Essa é uma das etapas mais críticas do processo. Enquanto as fases de atenção e interesse podem ser absorvidas pelo seu cliente em instantes, a parte do desejo provavelmente irá demorar um pouco. Aqui ele absorverá com cuidado o conteúdo para, só então, decidir se irá para a próxima fase: AÇÃO.
Algumas dicas para despertar o DESEJO:
- Evidencie os seus pontos fortes, qualidades e porque você vai ajudar a persona com o problema existente;
- Mostre-se uma autoridade no assunto. As pessoas precisam confiar no que está sendo dito, então mostre a elas as suas formações, cursos, certificados e o que mais achar relevante;
- Use e abuse da prova social: depoimentos, comentários positivos e outras formas de garantir ao público que você possui experiência e casos de sucesso.
04. AÇÃO
Finalmente chegamos à primeira grande vitória do método AIDALA. Agora que você já atraiu e despertou o interesse e/ou desejo da persona, ela está pronta para converter.
Aqui vão algumas dicas importantes para concluir a AÇÃO:
- Tenha um botão que seja óbvio para qualquer pessoa. Não basta ser apenas um hiperlink em uma palavra, ok?;
- Para isso, use cores que contrastam do restante do seu site. O botão precisa “berrar” para que o cliente saiba que, assim que for convencido, é lá que ele precisa clicar. Gosto muito de usar o verde para este botão, pois remete a algo positivo (Evite o vermelho, pois ele sugere justamente o contrário);
- Dê uma garantia de que ao clicar ali, o seu cliente efetuará uma ação segura. Você notará que grandes players do marketing digital usam disso;
- Use flechas para direcionar o olhar do seu cliente ao botão (esta dica veio direto de um curso de neuromarketing que fiz ?, com certeza irá aumentar a sua taxa de conversão).
05. LEALDADE
Aqui começa a parte “avançada” do método. Nem todo profissional de Marketing Digital pratica, mas é tão importante quanto as outras.
O que abrange esta etapa:
- Senso de comunidade, todos que converterem vão participar de um grupo seleto. Pode ser através do Telegram, WhatsApp ou qualquer ferramenta que faça uso de uma lista VIP;
- Dar um bônus extra para o cliente, algo que nem todos ganham, fazendo-o se sentir especial;
- Mandar conteúdos ou ofertas parecidas com a que o usuário se interessou, mostrando que você o percebeu;
- Cartões de fidelidade também são uma ótima alternativa.
06. APÓSTOLO
Chegamos na última fase do AIDALA!
Se você chegou até aqui: parabéns! Nosso objetivo é que nesta fase, o cliente conquistado “entregue a palavra”. Ou seja, repasse o seu conteúdo para colegas de trabalho, estudos, etc.
Algumas dicas para ganhar um APÓSTOLO:
- Ofereça um desconto para quem indicar um amigo;
- Ou devolva parte do dinheiro para esta pessoa. O famoso Cashback!
Para finalizar, é sempre bom lembrar que esse método serve como um funil, ou seja, quanto melhor você se sair na etapa da ATRAÇÃO, mais pessoas terá na fase de CONVERSÃO (e se tudo der certo, surgirão alguns APÓSTOLOS).
Capriche em cada fase do processo! ?
Agora que você entendeu como funciona o Método AIDALA para Marketing Digital, que tal colocar esse conhecimento em prática com o CHECKLIST AIDALA + MINI AULA que inclui os Ps da publicidade?
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Caso tenha alguma dúvida sobre essa baita ferramenta de Marketing, ou queira dividir alguma experiência com a gente, é só deixar nos comentários!
#TOCONNECT #TOPEOPLE #2TREND
Um cara empolgado! Acredito fielmente que esse “tal” marketing digital veio para ficar, e por isso, insisto tanto no assunto e gero conteúdos sobre, para que outras pessoas também se deem conta desse potencial 😉