Social media, oque será isso?

  |  

Tanto se fala na profissão de social media que o verdadeiro conceito fica esquecido. A era digital deu início a muitas profissões que antes eram inexistentes pela falta da internet. A comunicação das empresas tomou um rumo de duas mãos, ou seja, as empresas falam com seus clientes e seus clientes também falam e expõem opiniões sobre a empresa, produto ou serviço prestado.

A forma mais fácil, rápida e efetiva atualmente é utilizando os meios digitais, e um deles são as redes sociais. As empresas estão utilizando as redes sociais para construir a marca perante o cliente, para fazer promoções de produtos, campanhas institucionais, marketing direto e direcionado ou até mesmo como um meio de comunicação entre a empresa e o usuário. Porém, o uso dessa ferramenta deve ser bem planejado para que o tiro não saia pela culatra. Ingressar nas redes sociais é um dever no mundo atual, porém a falta de planejamento pode ser fatal. O social media tem o dever de se reunir com os diretores da empresa e analisar quais os objetivos e resultados que querem alcançar com a presença nas redes sociais.

Confira as atribuições de um social media:

– atualizações das páginas nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram, Pinterest, Vimeo, Foursquare, blogs, etc)
– responsável por responder as perguntas, sugestões, elogios e críticas recebidas pelos usuários das redes
– produzir conteúdo relevante no segmento da empresa onde trabalha
– produzir material gráfico para ilustrar o conteúdo (lembrando que postagens com fotos são 87% mais lidas do que as que só possuem texto)
– produzir ou se responsabilizar pela produção de vídeos para colocar nas redes sociais de vídeos.
– planejamento de campanhas de marketing e de publicidade paga nas redes, sempre alcançando o público alvo para o anúncio.
– responsável por manter a marca da empresa sempre na mente dos usuários, além de usar uma linguagem coerente ao estilo de serviço e produto prestado, não havendo divergência entre a empresa no espaço físico e no mundo online.

Essa profissão é bastante nova, e quem a executa também são pessoas jovens. Segundo a pesquisa da Tracto, 40% dos social medias brasileiros tem até 29 anos. 97% dos profissionais da área dividem as atribuições de social media com outras na área da comunicação, seja ela interna ou externa.

Social media é uma profissão promissora do presente e do futuro, e as empresas precisam investir em comunicação cada vez mais para criar o laço de relacionamento com os clientes.