Entenda a importância da Jornada de Compra do cliente e como aplicá-la na sua empresa.
Alguns anos atrás, era muito comum “terceirizar” alguma necessidade a vendedores em loja física, por exemplo, mas com as ferramentas de buscas e o Inbound Marketing isso mudou COMPLETAMENTE.
Os consumidores estão cada vez menos dependentes de informações sobre produtos e serviços vindo de profissionais de marketing ou vendas. Os clientes estão mais decididos sobre o que querem e não precisam de ajuda para encontrar a melhor solução para os seus problemas.
O Inbound Marketing é o grande aliado na tomada de decisão do cliente
É importante frisar que o Marketing Digital nunca teve tanta importância como no momento que estamos vivendo hoje, já que as pessoas estão se deslocando menos e comprando mais via internet.
Por isso o Inbound de Marketing é a base da estratégia para gerar resultados para a sua empresa, pois, como dissemos agora há pouco, a tomada de decisão está cada vez mais nas mãos dos consumidores!
Mas entender que você precisa de Inbound Marketing é apenas o primeiro passo. Para colocar em prática, é imprescindível que você entenda como funciona a “jornada de compra” do seu cliente.
Descubra as etapas da Jornada de Compra do Cliente:
A Jornada de Compra do cliente, também conhecida como Buyer’s Journey, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra.
Podemos dividi-la em 4 etapas: “Aprendizado e Descoberta”, “Reconhecimento do Problema”, “Consideração da Solução e “Decisão de Compra”.
Entenda cada uma delas:
#01 Aprendizado ou Descoberta
No primeiro momento, o cliente não sabe ou não tem certeza que possui um problema ou necessidade de um determinado produto ou serviço.
Esta etapa serve como um gatilho para despertar o interesse do comprador, através de “pistas” para que ele mesmo descubra que possui um problema.
Sabe aquela abordagem agressiva e puramente comercial? ESQUEÇA-A. Neste primeiro momento, o foco deve ser educar, não vender.
#02 Reconhecimento do Problema
Após o potencial cliente consumir os conteúdos da primeira etapa, possivelmente ele vai chegar à conclusão de que tem um problema ou uma necessidade.
Portanto é necessário investir em conteúdos que tragam esses problemas à superfície, já que, instintivamente, o cliente irá buscar por formas de resolvê-los.
Esta é a oportunidade de mostrar que você tem o que ele precisa, e que o objetivo principal do seu produto ou serviço é acabar com as dores do seu cliente.
Aqui o Inbound Marketing torna-se infalível e você poderá oferecer conteúdo relevante em troca das informações do potencial cliente. A partir daqui chamamos a atenção e construímos autoridade.
Importante: AINDA não é o momento de tentar vender.
#03 Consideração da solução
Além dos canais digitais da sua empresa, o potencial cliente provavelmente buscará soluções em outras fontes da internet, inclusive nos canais dos seus concorrentes.
É preciso que ele identifique que o seu produto ou serviço é a melhor opção para ele.
A partir daqui, começamos a usar estratégias mais incisivas para deixar claro que realmente podemos ajudá-lo. É hora de criar o senso de urgência para mostrar que ele precisa resolver o problema logo… e que nós temos a melhor solução.
#04 Decisão de Compra
Chegamos à última etapa da Jornada de Compra do Cliente!
Agora o potencial cliente está analisando as opções para, enfim, realizar a compra.
É importante evidenciar as qualidades e diferenciais da sua empresa.
Compartilhe demonstrações ou cases de sucesso, assim você vai dar ainda mais certeza de que a sua solução é muito melhor do que a da concorrência.
Não hesite em fazer contato direto com o cliente, mas tenha cuidado para não “forçar a barra” ou você perderá todo o esforço realizado até então.
Lembre-se: a decisão de escolha ainda deve ser dele.
É hora de investir em Marketing Digital!
As estratégias de Inbound de Marketing não vão surtir efeitos do dia para a noite, porém, a partir do momento que você entende melhor como o público-alvo se comporta no momento da compra, conseguirá tornar as campanhas muito mais assertivas.
Se a sua empresa tem interesse em vender mais, mas não sabe por onde começar, talvez seja preciso terceirizar esse serviço com especialistas no assunto.
Quem dera eu ser um peixe, mas sou redator na Agência 2TREND.