Redes Sociais para Empresas: Qual devo escolher?

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Escolher em qual rede social sua empresa deve estar presente é uma tarefa que pode parecer simples, mas que não deve ser negligenciada.

O custo de uma escolha errada pode resultar em horas e horas de serviço jogadas fora!

Mas fique tranquilo, destacamos algumas vantagens de cada ferramenta para te ajudar na hora escolher as redes sociais para sua empresa, tudo fique mais simples.

Por que minha empresa deve estar em uma rede social?

Se você está lendo este artigo, provavelmente já entende a importância de redes sociais para empresas ou melhor para A SUA empresa.

Posso citar dezenas de motivos pelos quais você precisa criar a sua rede hoje mesmo, mas o que mais gosto de destacar são as segmentações. Nesse meio, conseguimos fazer uso da Inteligência Artificial e de vários outros “rastros” que o usuário deixa pela internet, a fim de entregar o melhor conteúdo possível para público-alvo.

A ideia, no final das contas, é entregar “propaganda de qualidade” ao invés de apenas compartilhar anúncios, muitas vezes sem sentido para você, na sua timeline. Isso é chateamento para o usuário e perda de investimento para empresa que fez a campanha.

Uma ferramenta que faz uso dessas informações e que está presente no dia a dia de muita gente, é a Netflix. Veja bem, a partir do momento em que você começa a assistir séries de luta ou ação, a inteligência artifical da plataforma vai entender o recado e começar a te recomendar mais e mais títulos com essa temática. 

 

redes-sociais-para-empresas
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O resultado: você feliz pois recebe apenas o conteúdo que gosta (e ainda economiza tempo na hora de escolher o próximo filme); e a Netflix feliz pois além de entregar conteúdo relevante, ainda garantiu que você passe mais tempo usufruindo do serviço (o que, automaticamente, diminui as chances de cancelamento).

Trazendo para realidade do Marketing Digital e das Redes Sociais para empresas, a lógica é basicamente a mesma. Imagine que cada foto que você curte, cada comentário que faz, cada perfil que começa a seguir, cada publicação que você lê ou cada vídeo que assiste, são pistas para a plataforma do Facebook entender qual tipo de anúncio irá funcionar para você futuramente. Essa mesma lógica também serve para o YouTube, LinkedIn e inúmeras outras redes sociais. 

Agora que você descobriu o segredo…

Precisamos avançar para o segundo passo: definir qual rede social é a ideal para a sua empresa. Para isso, quero que você mentalize o tipo de cliente ideal para o seu negócio e responda às seguintes perguntas:

  • Como é meu comprador mais frequente? Qual a idade? Gênero? Onde ele mora?
  • Em qual rede social ele está mais presente?
  • Na rotina do dia a dia, qual entretenimento ele prefere?

E agora sim, com essas informações em mãos, vamos mostrar o que cada Rede Social apresenta de características para abrir ainda mais a sua mente.Importante: todos os dados foram obtidos através desta pesquisa realizada pelo pessoal do Hootsuit.

Facebook

O Facebook hoje é, com certeza, a rede social mais versátil que existe. É possível fazer publicações de diversos formatos, criar eventos, grupos de discussões, chat e, para completar, temos um Market Place disponível. Ou seja, é uma rede social muito convidativa para qualquer público. 

Mas até mesmo o Facebook, que vem tanto agradar todos os grupos, possui um perfil de público predominante por lá, sendo ele:

Gênero
57% homens
43%, mulheres

Idade
27%, entre 18 e 24;
16%, entre 35 e 44;
10%, entre 45 e 54;

E aí, o seu cliente se encaixa nesse perfil? Se quiser se aprofundar ainda mais, o Facebook conta com o Audience Insights para te ajudar nessa!

Instagram

A Rede Social mais “descolada”, apesar de já ser a queridinha de praticamente todas as faixa-etárias, o público mais jovem e descontraído acaba vencendo. 

Os conteúdos são divididos entre fotos, vídeos, e os famosos stories que se popularizaram por todas as outras redes sociais, dando também a possibilidade da realização de lives para aumentar a interação com os seguidores em tempo real. 

O Instagram tem se tornado cada vez mais forte para diversos nichos. Veja os dados demográficos em 2019:

Gênero
50.3%, mulheres
49.7% homens

Idade
6% possui idade entre 13 e 17 anos;
16%, entre 35 e 44 anos;
9%, entre 45 e 54 anos;

Linkedin

A Rede Social mais business que você verá hoje! Perfeita para os profissionais divulgarem notícias, eventos e o dia a dia corporativo. Aqui o momento é de falar sério e trazer artigos relevantes, pois muitos outros profissionais estarão de olho no conteúdo que você ou sua empresa irá publicar. O LinkedIn é especialmente utilizado por setores de RH ou Compras quando precisam fazer novas cotações/contratações.

Gênero
47.5% feminino
52.5%  masculino

Idade
24% possui idade entre 18 e 24 anos;
30%, entre 35 e 54;

Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo registrou ao fim de 2019: 2 bilhões de usuários ativos mensais! Ela se aproxima bastante do Facebook (a rede social mais acessada). 

Infelizmente o YouTube não liberou os dados demográficos dos seus usuários mas já sabemos que 95% da população online brasileira acessa a plataforma ao menos uma vez por mês. Por ter um público extremamente amplo, você pode usar a guia Público do YouTube Analytics para ter informações mais específicas. 🤓

Twitter

A Rede Social onde as notícias chegam primeiro e o bom humor reina. Por isso categorizamos o twitter como uma rede social de momento.
As hashtags, junto aos tweets de grandes personalidades e celebridades, fazem com que as informações se espalhem muito mais rápido, gerando um ar de exclusividade. O famoso: “já vi isso no Twitter”.

Apesar disso, a empresa vem sofrendo perdas constantes de contas ativas a cada ano que passa, entre 2018 e 2019 por exemplo a rede social perdeu 9 milhões de contas cadastradas, representando um percentual de 2.7%.

Veja os dados demográficos do Twitter

Gênero
34.5% feminino
65.5%  masculino

Idade
10% possui idade entre 13 e 17 anos;
23%, entre 18 e 24 anos;
21%, entre 35 e 49 anos;

Concluindo… 

Acima foram listadas as principais redes sociais para empresas, mas é bom citar que plataformas como Pinterest e TikTok (apresentada em 2016) também têm crescido consideravelmente, levando em conta a quantidade de acessos mensais. Vamos ficar de olho nos números e apresentamos para vocês!

Para facilitar ainda mais o acesso a toda essa informação, organizamos os dados dessas redes sociais em uma tabela mostrando onde o público é mais frequente, o tipo de conteúdo indicado, qual o formato ideal, o que NÃO publicar de jeito nenhum e qual o melhor tipo de campanha para cada canal.