O que é ROI: tudo que você precisa saber!

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INTRODUÇÃO

O principal objetivo de qualquer organização é gerar lucro e no mundo digital existem diversas maneiras para alcançar esta meta. Mas nós sabemos que, em meio a tantas possibilidades, é comum ter o sentimento de insegurança e indecisão ao encarar decisões que envolvem investimentos. Por isso, iremos apresentar à você o ROI.

O  Return over Investment (ROI) ou em português, Retorno sobre Investimento, é um indicador financeiro utilizado pelas maiores empresas para tomadas de decisão.


O QUE É ROI? 

o que é roi
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O Retorno sobre o Investimento indica por meio de cálculos e projeções se as ações propostas estão ou trarão lucro ou prejuízo à organização.

Existem três formas básicas que contribuem para a geração de valor:

  • Aumento de Receita
  • Redução de Custos
  • Redução de Riscos

Se as ações não forem guiadas por esses três princípios, logo, não contribuem para o propósito final da empresa.

O ROI não é só utilizado no Marketing Digital, ele avalia a viabilidade financeira de qualquer ação que envolva desembolso por parte da empresa. 

Confira alguns exemplos:

  • Compra de equipamentos, computadores, máquinas etc
  • Contração de novos colaboradores
  • Terceirização de Serviços

COMO CALCULAR O ROI?

A fórmula utilizada para calcular o ROI é simples e não existem grandes segredos ou pegadinhas para chegar ao resultado final. Confira:

ROI= (RECEITA – CUSTO)/CUSTO                   

No campo RECEITA você deve somar os valores arrecadados com as vendas. 

O campo CUSTO é preciso mais atenção. Confira alguns exemplos de custos relacionados a área de Marketing para você não esquecer de nenhum:

  • Pessoal: Esforço financeiro de colaboradores envolvidos no projeto
  • Tecnologia: Servidores – Sistemas – Automação de Marketing
  • Conteúdo: Gestão e planejamento de Redes Sociais – Compra de Posts para Blog
  • Imagens: Banco de imagens – Serviços de Fotografia/Vídeo.

O maior desafio ao calcular o ROI é reunir os dados solicitados na fórmula. Os envolvidos no processo precisam ter ciência da importância de levantar as informações completas e totais, já que são fundamentais para que o cálculo seja assertivo.


ROI NA PRÁTICA

Separamos um exemplo prático de cálculo de ROI na área de Marketing Digital:

João é Gerente de Marketing de uma empresa que comercializa camisetas personalizadas. Ele precisa aumentar as vendas, então resolveu investir R$ 500,00 em uma campanha no Facebook Ads, com posts patrocinados.

Ao final da campanha foram vendidas 120 camisetas, por R$ 95,00 a unidade.

O custo de cada peça é de R$ 45,00.  Qual o valor do ROI?

  • CUSTOS: 120 (unidades) x 45 (curto por peça) + 500 (investimento em anúncios patrocinados) = 5.900
  • RECEITAS: 120 (unidades) x 95 (preço por unidade) = 11.400

ROI= 11.400-5.900/5.900 = 0,93 ou 93%

Os indicadores de ROI geralmente são comparados entre projetos, portanto o que obtiver o maior valor, é o mais rentável para colocar em prática.

Para facilitar os seus cálculos, a 2TREND criou a Calculadora de ROI online. Clique no link e confira: 


ROI E O INBOUND MARKETING

    Nos últimos anos, passamos por algumas turbulências no mercado financeiro, a exemplo dos impactos causados pela pandemia do coronavírus, o que pede mais cautela e inteligência financeira. 

Uma triste verdade:

Um dos primeiros setores que recebem cortes de verba, é a área de Marketing, o que é um grande erro, já que o setor é o principal responsável por gerar receita e atrair novos clientes. 

Veja bem…

Quando a internet não era tão popular, o Marketing de Interrupção, (comerciais de tv e rádio, panfletagem etc) era a principal forma conquistar clientes, porém, existia uma grande dificuldade em medir o retorno dessas ações.

Como medir a aprovação de um comercial de tv? Quantas pessoas prestaram atenção no spot do rádio? Como saber se o panfleto não foi jogado na lixeira mais próxima? E o principal, quanto essa ação específica gerou de lucro para a empresa? São muitos os questionamentos que, na maioria das vezes, não são respondidos.

O Inbound Marketing mudou o pensamento dos profissionais mais tradicionais que acreditavam que a área era um custo para a empresa.

Atualmente, os resultados podem ser mensurados e corrigidos em tempo real, sem quebra de contratos ou grandes prejuízos. 

Então, se eu pudesse te dar uma dica sobre o presente (e o futuro) seria esta: Foque no Marketing Digital! Devemos atrair os clientes e não interrompê-los.

Para te ajudar nessa missão,  você pode contratar uma Agência de Marketing para gerenciar as suas redes sociais da sua empresa.


5 DICAS ESSENCIAIS PARA AUMENTAR O ROI

Para existir, é fundamental que as empresas tenham presença online.

Não basta criar as Redes Sociais, é preciso alimentá-las com conteúdos que resolvam as dores dos potenciais clientes. É através delas que você distribuirá os conteúdos relevantes postados no seu Blog.

Além de investir nesses meios, é preciso realizar boas campanhas em plataformas como o Google, Facebook e Instagram ADS. 

O conjunto dessas ações transmitem credibilidade e confiança aos seus seguidores.

1) Defina seus KPI’s

As estratégias de Marketing de Conteúdo precisam ser guiadas por indicadores-chave de performance: claros; reais; e alcançáveis.

2) Não desperdice energia e recursos

Não é necessário estar presente em todas as redes sociais.

Utilize apenas os canais de distribuição que trazem mais resultado. Ou seja, aqueles que fazem sentido para a sua marca. Veja onde o seu público-alvo está! 

3) Conheça as dores e personas do seu negócio

A empresa precisa dialogar com os seus potenciais clientes e resolver problemas, por isso todo conteúdo precisa ter um propósito. Nem sempre o meme do momento se encaixa na sua audiência.

4) Mantenha os seus seguidores atualizados

O ideal é criar um planejamento anual para guiar os conteúdos, contendo um cronograma de publicações relevantes para o seu público.

5) Acompanhe as ações digitais constantemente

O Marketing Digital é baseado em métricas e dados.

É preciso analisar os pontos fortes e fracos para avaliar possíveis mudanças de rotas em seu planejamento. Não basta patrocinar a publicação, é preciso analisar todos os números periodicamente. Fique de olho, também, em todas as interações, elas com certeza indicarão se o seu conteúdo é de qualidade e, consequentemente, a campanha se tornará muito mais barata.

Para manter todas as estratégias em funcionamento, você precisará de uma equipe qualificada. Portanto invista em profissionais experientes que lhe ajudarão a alcançar os seus objetivos.


CONCLUSÃO

Todas as decisões de uma organização precisam ser tomadas através de análise e planejamento.

Tenha sempre em mãos todos os dados necessários para que você e a sua equipe possa investir em projetos que trarão receita e que façam parte dos objetivos da empresa.

Invista em Marketing Digital, esse é o melhor meio de você se comunicar com os seus clientes e analisar os resultados. 

Se você precisar de ajuda, já sabe com quem contar!