Marketing Digital para Empresas: Veja a importância

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O Marketing Digital para Empresas nada mais é do que anunciar serviços ou produtos através dos meios digitais para as pessoas certas, na hora certa. São diversas plataformas disponíveis, mas entre elas destacamos: Google, Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Atualmente, o Marketing Digital se tornou uma das principais ferramentas para quem deseja se comunicar com clientes já conquistados, encontrar novos clientes e, principalmente, aumentar os resultados da empresa, através de estratégias que atingem o público-alvo ideal, inclusive, sendo capaz de rastrear os passos que o usuário dá.

Vamos detalhar abaixo algumas das principais vantagens de aplicar o Marketing Digital para estratégias de vendas da sua empresa e a importância de começar o quanto antes.


1. Impactar o cliente ideal com precisão

Sim! Com o Marketing Digital você consegue encontrar o seu público-alvo com muito mais assertividade. 

Um exemplo prático disso, é a utilização dos interesses do Facebook e Instagram. Se a sua empresa vende perfumes, por exemplo, é possível patrocinar uma publicação apenas para o público que você selecionar na plataforma de anúncios do Facebook.

Já no início da criação do anúncio, o Facebook irá lhe perguntar a Faixa etária, Região e Interesses, justamente para que o seu anúncio atinja apenas pessoas relevantes para o seu negócio.

marketing digital para empresas - impulsionar
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2. Ser encontrado no Google

“Se não está no Google, não existe”. Pelo menos é o que dizem por aí.

Não tem jeito, a sua empresa precisa aparecer no Google. O cliente poderá pesquisar por “comprar perfumes online”, por exemplo, e o seu site aparecer em último lugar na lista de resultados. Nós não queremos isso!

O Google possui um algoritmo criterioso para decidir se ele apresentará o seu site ou o do seu concorrente primeiro. Aqui vão algumas coisas que você deve dar mais importância.

 

  • Ter um site responsivo (que se adapte para o celular), afinal, em média 80% dos acessos em sites hoje vem de dispositivos mobile;
  • A página deve ser leve e carregar rapidamente para evitar que o seu cliente saia do site;
  • Inclua as palavras-chaves pertinentes ao seu produto, assim o google irá entender que você, de fato, é relevante;
  • Publique conteúdos frequentemente. As grandes empresas geralmente possuem um blog, justamente para falar mais sobre o produto ou serviço e virar uma autoridade no assunto;
  • Abra a carteira. Se você criar um anúncio e pagar bem por ele, o seu site aparecerá entre as 3 primeiras posições do Google.

Extra: Se você já possui um site, procure um especialista de web design para garantir que ele preencha esses pré-requisitos, fazendo os ajustes necessários 🤓


3. Baixo Investimento Inicial

Uma das coisas que mais gostamos no Marketing Digital: é possível anunciar em qualquer plataforma com pouquíssima verba. 

Isso é excelente para quem está começando, pois dá a chance de testar as ferramentas com investimentos iniciais de até R$50, por exemplo.

Claro que se você pretende, de fato, investir no Marketing Digital para gerar resultados significativos, precisará de um planejamento de mídia, ou seja, definir quanto você pretende investir e o que pretende ter de retorno com esse valor.

Existem diversos caminhos para construir um bom plano de mídia, por enquanto vamos recomendar que você profissional de marketing ou uma agência especializada com certeza irá lhe ajudar a criar o planejamento da melhor forma possível.


4. Produção de Conteúdo

Seja para as redes sociais ou para o blog de notícias da sua empresa, produzir conteúdos com frequência é sempre uma boa escolha. Além de ser excelente para criar a autoridade da sua marca, com o passar dos meses você notará um crescimento de visualizações dos conteúdos publicados, seja nas redes sociais ou até mesmo no Google.

Mas tome cuidado, esse conteúdo precisa ser relevante para o seu potencial cliente. Aqui nós queremos que ele se interesse, de fato, sobre o assunto, para então começar a interagir com a sua marca e, por fim, adquirir o produto ou serviço.


5. Trabalhe a sua audiência

Adquirir uma audiência para trabalhar será consequência de uma boa produção de conteúdo. Perceba que você começará a ter novos seguidores e usuários que acessam frequentemente o seu site para consumir os conteúdos que você oferece.

Neste caso, precisaremos desenhar estratégias para evoluir esse visitante (que a princípio está apenas curioso pelo seu conteúdo) em um LEAD, ou seja, alguém que passe alguns dados necessários para que a sua empresa possa entrar em contato futuramente.

A técnica de atrair o público-alvo através de artigos e conteúdos relevantes (no formato de um e-Book, por exemplo), para então levá-lo ao patamar de LEAD, é conhecida como Inbound Marketing. 

Aplicar essa estratégia no seu negócio pode ser algo realmente promissor. Veja neste link como funciona o Inbound Marketing.


6. Analise os dados de cada Campanha

Por fim, chegamos na parte de análise. Após a publicação do conteúdo no blog da sua empresa, nas redes sociais ou após testar um anúncio no Google Ads, é chegada a hora de analisar os resultados obtidos.

Alguns pontos importantes que você deve verificar:

  • Qual foi a quantidade de acessos que recebi em meu site?
  • Qual o artigo mais lido?
  • Qual publicação nas redes sociais teve mais engajamento?
  • Qual o custo por clique para o meu site?
  • Quantas pessoas entraram em contato comigo pelo site?
  • É possível reduzir o custo por clique do meu anúncio?

Fazendo esses questionamentos, você começará a pensar em otimizações para cada ação de Marketing Digital que está sendo realizada para sua empresa.


Conclusão

As possibilidades que o Marketing Digital pode proporcionar para a sua empresa são gigantescas. As dicas que você leu até aqui são apenas o primeiro passo em direção a resultados incríveis. Mas, por hoje, comece publicando conteúdos de qualidade em suas redes sociais ou blog, patrocine algumas publicações, mantenha contato com as pessoas que estão próximas de cada canal e, por fim, analise cada resultado.

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