A melhor marguerita não foi suficiente para reter os clientes

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O que fazer para reter os clientes?

Em sua pizzaria no bairro onde morava, seu Sérgio fazia a melhor e mais famosa pizza marguerita do bairro, todos elogiavam, faziam questão de indicar e esse sabor era a melhor publicidade que ele podia ter, era o “boca a boca” que fazia os clientes aparecerem, afinal, era a melhor!

Validação social sem dúvida é um recurso excelente a ser usado em publicidade, mas tem seus limites, como por exemplo quando aquela pizzaria bem maior abriu no bairro vizinho e oferecia 99 sabores de pizzas! A novidade fez alguns clientes fiéis mudarem de pizzaria e a melhor marguerita do bairro não foi suficiente para reter os clientes.

reter os clientes, a melhor marguerita do bairro
reter os clientes, a melhor marguerita do bairro

O “boca a boca”, não conseguiu reter os clientes

O “boca a boca”, único método de marketing que ele tinha, não obteve sucesso em reter os clientes perante o fator de novidade da concorrência.

O movimento continuou a cair, já tinha anuncio no facebook de 3 outros restaurantes nos bairros centrais da cidade que além de boa pizza ofereciam um calendário de eventos com música ao vivo e tornava o produto não só alimentação, mas também entretenimento e novamente seu Sérgio viu que a melhor marguerita do bairro não foi suficiente para manter os clientes.
Seu Sérgio já tinha visto algumas páginas de Facebook de empresas, mas sempre achou aquilo mais perfumaria do que um canal de vendas realmente, afinal, pizzarias sempre tiveram clientes antes de ficar comum anunciar online, certo?

Os canais mudam…

O fato é que os canais mudam e se uma empresa quer ser encontrada, ela tem que estar onde as pessoas estão olhando naquele momento, hoje ter uma página no Facebook é bom, quase indispensável, mas em um futuro próximo esse canal pode mudar ou evoluir.

Anunciar na internet hoje permite que você segmente o público e mostre seu negócio somente para quem tem potencial interesse nele, isso é uma excelente maneira de conseguir novos clientes gastando pouquíssimo. Nas mídias tradicionais, por exemplo, na TV: um anúncio de pizzaria pode ser exibido para mim, eu posso odiar pizzas e nunca comprar lá, mas o custo daquela exibição é baseado na quantidade de pessoas em potencial assistindo, então se seu Sérgio anunciasse na TV, teria pago para mostrar seu produto para alguém que nunca iria comprar, viu a diferença? Um anúncio no Facebook ou anunciar online de forma geral, não se trata de estar na moda ou fazer o que todo mundo está fazendo, é anunciar com inteligência.

Seu Sérgio então fez uma página no Facebook para sua pizzaria e começou a postar fotos das pizzas e promoções de fim de semana, até conseguiu algumas curtidas, mas em geral eram de parentes, amigos próximos e clientes fiéis. O que seu Sérgio está fazendo de errado afinal? Estar no Facebook para dizer que está não é efetivo, afinal ele é só o canal e não a estratégia, deve-se ter o mínimo de planejamento no conteúdo postado e pensar em quem deve ser impactado com ele.

Por isso é essencial que tenha alguém que faça a gestão da página e pense junto com seu Sérgio no planejamento dessa empreitada, para não gastar dinheiro com patrocínio de postagens genéricas e sem sentido.

Procure por empresas que façam marketing para você

Existem empresas, como nós a 2TREND, que fazem a gestão de Facebook de várias empresas, planejamos e fizemos manutenção das campanhas online.

Qualquer anúncio online deve ser pensado para o retorno real, seja mais clientes, mais vendas ou pura manutenção de clientes atuais, isso é muito importante pois a partir do momento que você considera o marketing digital de sua empresa como um fardo que sua empresa é socialmente obrigada a cumprir, só para “estar no Facebook” você está fazendo um péssimo uso desse dinheiro, repense, faça uma análise do que você tem que anunciar e quais objetivos pretende atingir com esse anúncio online.

Por fim, seu Sérgio fez a página de Facebok para sua empresa e com ajuda de uma empresa capacitada para fazer esse trabalho, conseguiu finalmente o retorno de clientes para sua pizzaria e pela primeira vez a responsabilidade de manter os clientes não foi da sua famosa pizza marguerita!